O triunfo do Turismo: entrevista com Michael Barkoczy, da Flytour Viagens

Mesmo em tempos de crise, o setor do Turismo demonstra cada vez mais confiabilidade para investimentos, além de ser uma engrenagem essencial no motor da economia do país. O setor, que se mantém firme diante de tempos de incerteza, cresceu 4,3% de janeiro a março de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), um estudo do Ministério do Turismo.

Em meio a esse crescimento, destaca-se a Flytour Viagens, operadora que iniciou suas operações em 2012 e que, em 2017, estima um crescimento de 50% para a empresa. Além disso, a operadora prevê um faturamento na base dos R$450 milhões no fim deste ano. Responsável por negociar com as melhores companhias aéreas, hotéis, receptivos, locadoras, cias marítimas e restaurantes para garantir as melhores ofertas de produtos para os clientes, a Flytour Viagens mantém um crescimento que se deve, em parte, à realização do Hiper Feirão de Viagens Flytour, que atualmente representa 10% do faturamento do negócio. Em 2017, o Hiper Feirão de Viagens Flytour aconteceu nas dependências do Expo D. Pedro e recebeu 44 mil visitantes em três dias de evento, batendo recorde de público e se tornando o maior evento já recebido pela casa.

Michael Barkoczy, presidente da Flytour Viagens, contou à Expo Magazine um pouco mais sobre a empresa, suas projeções para o futuro, o Hiper Feirão e o mercado de Turismo no Brasil. Confira:

Que tipos de mudanças positivas e negativas aconteceram no setor do Turismo nos últimos anos?

A mudança mais significativa que observamos é a adaptação do brasileiro à crise econômica que nos cerca há anos. Com a crise a população teve de mudar alguns hábitos, incluindo o de viajar, mas isso não significa que eles deixaram de passear e sim que mudaram a forma de consumo. Quem antes viajava para os EUA por 20 dias agora passeia por destinos brasileiros por 10 dias, por exemplo.

Qual você considera ser, no Brasil, o maior entrave ao Turismo?

 Eu considero infraestrutura e segurança como os maiores entraves no Brasil. Vivemos em um dos países mais lindos do mundo para se fazer turismo. Se tivéssemos infraestrutura e segurança seríamos com certeza o país número um no segmento.

A criação do Feirão foi uma ideia inovadora. Qual a importância da inovação no mercado atual?

Criamos o Hiper Feirão porque percebemos que o mercado necessitava de um evento que reunisse toda a cadeia de turismo, produtos, agências e consumidor final. Com o Feirão conseguimos fortalecer a nossa relação com nossos fornecedores e agências, e os mesmos estreitam o relacionamento com quem quer viajar, garantindo vendas que superam as expectativas.

Qual o balanço pós-feirão? E quais são as próximas metas?

Este ano tivemos duas edições, uma em Santos e uma em Campinas, e ambas foram sucesso total. Foram quase 74 mil pessoas nos visitando nos seis dias de evento e mais de 36 mil passageiros indo viajar. Em relação à ação social que fizemos em conjunto com a Universal Orlando Resort e associações de ambas as cidades, garantimos mais de 4.3 toneladas de alimentos arrecadados. Nossa meta é o crescimento ano a ano e esta primeira edição em Campinas nos mostrou que o evento tem tudo para crescer ainda mais e explorar mais regiões brasileiras.

Qual é a vantagem do Hiper Feirão de Viagens para o consumidor final?

No evento o consumidor conhece o destino através de quem mais entende do assunto: o próprio representante. Além disso, eles também ganham descontos de até 50% em todos os produtos presentes e muitas outras vantagens como facilidade de pagamento, possibilidade de upgrades e outras vantagens sem custo nenhum.

 O Grupo Flytour fechou o primeiro semestre de 2017 com resultado em vendas superior ao estimado. Qual é o segredo desse sucesso, mesmo diante da crise?

O segredo é estar sempre ouvindo às necessidades e demandas de parceiros, colaboradores e também do público final. Além disso, é preciso se renovar frequentemente, com novos produtos ou novidades aos produtos já existentes.

Se pudesse melhorar agora alguma coisa na Flytour, o que seria?

A Flytour é um grupo completo, com grandes profissionais voltados a trazer soluções quando o assunto é turismo. É um grande prazer fazer parte deste time. Melhoramos todos nossos processos diariamente, estamos sempre antenados nas melhorias e isto faz com que o Grupo Flytour seja considerado um case de sucesso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *