5 segredos de Trade Show para um networking de sucesso

A combinação de networking digital com reuniões cara a cara pode proporcionar conversas prolongadas e relacionamentos reforçados. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso da forma certa.

Os eventos têm, cada vez mais, um desafio. Atrair o mesmo volume de participantes do que nos anos anteriores requer mais esforço do que de costume. Há uma infinidade de experiências e conteúdos que competem pela atenção dos participantes. Sabendo do valor insuperável das reuniões cara a cara, organizadores de eventos precisam trabalhar mais e ter estratégias mais inteligentes para convencer profissionais e empresários ocupados a se envolverem com eles.

Uma excelente forma de cumprir a promessa do seu evento é usar matchmaking e recomendações pré e pós-evento, para conectar participantes e expositores antes, durante e depois do evento.

Criando o lugar ideal para networking de sucesso

Aqui estão alguns ingredientes essenciais para não apenas poupar tempo e esforços da sua equipe, mas também tornar mais fácil para que os participantes do seu evento explorem boas oportunidades de networking.

Matchmaking inteligente

Apenas combinar compradores e vendedores com base em dados demográficos e categorias de produtos já não é suficiente. Os dados demográficos nem sempre são confiáveis ou totalmente atualizados e a identificar fornecedores adequados através de uma lista longa nem sempre é fácil. Este tipo de matchmaking precisa ser complementado por comportamento automático, além de ser um matchmaking baseado em ação.

Entregar uma lista de participantes que direta ou indiretamente mostraram interesse em produtos e serviços de um expositor, pode tornar mais fácil para que os expositores comecem a trabalhar em rede com compradores interessados, aumentando assim o ROI.

Do mesmo modo, mostrar fornecedores recomendados com base nas últimas demandas dos participantes, visitas à página e planejamento de atividades podem poupar um tempo considerável, além de impressionar o público com o valor de entrega do seu evento.

Programação simplificada

Muitos estudos sobre interação do usuário com a interface revelaram o poder da facilidade de uso para aumentar a conclusão da tarefa. Os participantes devem poder solicitar e aceitar compromissos com o clique de um botão, em qualquer dispositivo de sua escolha e de qualquer lugar do mundo. A navegação, as interfaces e os processos de aprovação complicados podem afetar negativamente sua experiência e desencorajá-los de usar os recursos que lhes são oferecidos.

Por outro lado, uma solução digital que é responsiva e adaptável, e construída com fortes princípios de usabilidade, pode estimular significativamente o engajamento incentivando os participantes a explorar e se envolver mais com o conteúdo dos expositores.

Conteúdo gerado pelo usuário

Apenas fornecer recursos de agendamento fáceis de usar pode impulsionar a rede, mas não sustentá-la. Para manter o público voltando e envolvido com a marca do seu evento, os organizadores precisam aproveitar o poder do conteúdo gerado pelo usuário. Isso tem um impacto indireto, mas profundo, na qualidade da rede de negócios que seu evento pode oferecer aos participantes.

Educação e promoção

É imperativo informar e atualizar os participantes do evento sobre os recursos de parceria e networking disponíveis para eles. A educação é necessária não apenas para os que vêm pela primeira vez, mas para todos os participantes, já que mesmo veteranos podem precisar ser conscientizados das capacidades e vantagens de uma nova tecnologia ou processo.

Usando todos os meios de comunicação possíveis, em todos os canais populares disponíveis, os organizadores podem aumentar consideravelmente a adoção e o uso de seus recursos de networking.

Espaços específicos

Locais lotados e ocupados nem sempre são propícios ao foco e ao networking. Outros participantes podem tentar disputar a sua atenção ou outras conversas podem dificultar a audição.

Para facilitar a criação de networking produtivo, os organizadores de eventos devem considerar a criação de zonas de reunião designadas, onde os participantes podem se reunir em um horário específico e se concentrar exclusivamente em apresentações e conversas frutíferas.

Concluindo

Para criar mais valor para seus participantes e expositores – e para que eles continuem voltando -, organizadores devem se concentrar na entrega de uma experiência de networking de alta qualidade. Ao automatizar processos, usando combinações inteligentes e focando na ação, o produtor de eventos pode fortalecer significativamente a proposição de valor de seu evento, tornando-o o centro que atrai toda a indústria, ano após ano.

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

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