Como usar blogs para comercializar seu próximo evento

Procurando por mais maneiras de comercializar seu próximo evento? Ao lado do marketing direto e da distribuição de press releases, blogs podem ser uma ferramenta poderosa.

Por que ter um blog?

Blogs cresceram e tomaram grandes proporções, tornando-se uma excelente maneira de alcançar um público amplo. 77% dos usuários da internet leem blogs, gastando 23% do seu tempo na internet em blogs ou mídias sociais. Além disso, 70% dos consumidores aprendem sobre empresas através de artigos, ao invés de anúncios.

Com a grande quantidade de pessoas que leem e são influenciadas pelos blogs, ele tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing que pode ser usada para comercializar seu próximo evento. Aqui vão algumas ideias:

Blog no site da empresa

Existem várias técnicas que você pode usar para divulgar o seu evento no site da sua empresa e a primeira é usar o seu blog como plataforma para anunciar o evento. Isso pode ser feito através de releases para a imprensa ou postado diretamente no site da empresa. Dessa forma, você pode facilmente acessar aqueles que têm interesse em sua organização.

A segunda maneira de atrair interesse para o seu evento através do blog da sua empresa é escrever posts relevantes e úteis e, em seguida, chamar a atenção para o seu evento na conclusão. Essa estratégia ajudará a atrair novos leitores que talvez não tenham ouvido falar da sua empresa antes.

Os leitores estão interessados em como você pode ajudá-los, então, se você oferecer ajuda aliada a um convite para o evento, é provável que atraia mais participantes. Você também ganhará engajamento devido à natureza do conteúdo, que atrairá mais olhares que um simples anúncio do evento.

Vamos dar um exemplo: imagine que você está organizando um evento de angariação de fundos para um abrigo de animais. Pense sobre o que os possíveis doadores – que são provavelmente os próprios donos de animais de estimação – gostariam de ler em um post no blog.

Na época das festas de fim de ano, você pode escrever uma postagem sobre presentes seu cachorro nesse Natal. Dessa forma, você atrai donos de cães e amantes de animais. No final do texto, você poderia incluir um apelo à ação como “Quer ajudar outros animais? Adote!”, seguido dos detalhes de seu evento. Não tenha medo de usar essas duas estratégias no seu blog!

Posts de convidados

Se você não tem um blog da empresa ou está querendo divulgar o assunto, considere enviar posts de convidados para sites com o público que você está tentando atingir. Deixe claro que está buscando promover o seu evento, e muitos blogs ficarão felizes em poder compartilhar um link para a sua página no final da publicação ou na biografia do autor.

Essa tática é muito parecida com a que acabamos de falar, onde você escreve um artigo útil ao seu público e depois chama a atenção para o evento no final da publicação. A diferença é que você está publicando a postagem do blog em um site diferente para alcançar novas audiências. Certifique-se de não duplicar conteúdo e preste atenção ao público-alvo do blog.

Fazendo com que blogueiros populares escrevam sobre o seu evento

Se você não tem tempo para escrever por conta própria ou está procurando por mais cobertura de mídia, outra maneira é fazer com que blogueiros populares escrevam sobre seu evento. Isso é semelhante aos posts como convidado, exceto que você não estará escrevendo a postagem. Essa opção tem inúmeros benefícios, incluindo uma economia de tempo e dinheiro, já que o blogueiro estará fazendo a maior parte do trabalho promocional.

Entre em contato com blogueiros em seu nicho e conte sobre seu próximo evento e pergunte se é algo que eles estariam interessados em cobrir e, para atrair mais blogueiros, convide-os para o evento! Se você conhece blogueiros que participaram do evento no passado, ou que estão planejando participar no futuro, entre em contato com eles. Eles estão claramente interessados em seu evento, e existem chances que seus amigos e seguidores também fiquem. Você pode oferecer um incentivo (como entrada gratuita) para convencê-los a cobrir o evento.

Tenha essas dicas em mente quando entrar em contato com blogueiros:

  1. Não envie um release sem um convite para o evento; isso é rude.
  2. Na verdade, não envie um release. Personalize o tom da conversa, e existirão maiores chances de resposta.
  3. Lembre-se que a cobertura da mídia não é um direito, mas um privilégio. Construa um relacionamento com os blogueiros interessados para ter uma chance maior de cobertura. Você pode se inscrever em seus canais, por exemplo, e comentar nos posts feitos.

Tenha em mente, no entanto, que convidar blogueiros para o seu evento não garante avaliações positivas ou cobertura ao vivo, mas ainda pode levar ao marketing de baixo custo, exposição a novas audiências e um aumento no reconhecimento da marca.

Concluindo

Os blogs tornaram-se uma forma de mídia de massa que, infelizmente, muitas empresas ainda os ignoram em termos de relações públicas e publicidade. As postagens de blog, no entanto, podem ser poderosas para divulgar o seu evento. A chave é escrever conteúdo do blog em que as pessoas estão realmente interessadas, e publicar esse conteúdo em blogs que os participantes em potencial possam ler regularmente.

A conversa é muito mais pessoal e o conteúdo normalmente é escrito para educar ou divertir os leitores. Tenha essas ideias em mente ao escrever postagens buscando comercializar seu próximo evento!

Por que fazer seu evento no Expo D. Pedro?

Localizado em Campinas, o Expo D. Pedro atende, desde 2014, diversos formatos de eventos com qualidade e excelência em um espaço de 13.000 m² de área construída, divididos em um Centro de Convenções com auditórios modulares e salas de apoio que comportam palestras, congressos e convenções com capacidade para até 2000 pessoas em auditório; e o Centro de Exposições com 7000 m² de área totalmente horizontal, ideal para feiras, exposições, shows e festas sociais. Anexo a um dos maiores shoppings centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, o espaço reúne a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

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