A metamorfose entre marketing, eventos e live marketing

Empresas se reinventam e criam estratégias e parcerias para encantar o público final

Para profissionais da área de eventos e marketing não é novidade que experiência é a palavra da vez. Desde 2016, o investimento de empresas em estratégias que proporcionem experiência e momentos significativos em busca de fidelização de clientes vem crescendo mais de 30%. Segundo pesquisa divulgada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), o segmento movimentou cerca de R$44 bilhões em ações de envolvimento de marca, sendo a realização de eventos, feiras e congressos a principal das estratégias, seguida por ações promocionais e incentivo fiscal.

Diariamente, o Expo D. Pedro convive com a rotina de organizadores de eventos, vivenciando os erros, acertos, imprevistos e sucesso de cada um em particular. Com isso, a gestão enxergou que a empresa deixava de ser simplesmente um espaço de locação para eventos e se tornava um local onde são construídas memórias inesquecíveis, sejam elas positivas ou negativas.

Com o know-how e prática para causar esse encantamento no público, no final de 2017, o Grupo fundou a Prada Produções, produtora própria para concretizar projetos como a Expo Mamãe – feira que abrange o universo da maternidade, desde o início da gestação ao nascimento e crescimento do bebê – e o Celebrate – modelo de confraternização de final de ano de empresas compartilhada.

Em seguida, a empresa identificou a oportunidade de firmar uma parceria com uma das maiores agências de live marketing do Brasil, pertencente ao Grupo Austral, presente no mercado de eventos nacional há mais de 15 anos. A parceria vai proporcionar um novo leque de serviços nas áreas de eventos, promoções, ativação de marca, marketing digital, projetos de incentivo fiscal, além de trazer grandes eventos para a região de Campinas.

Para Vinicius Garcia, sócio diretor do Grupo Austral o mais importante é proporcionar experiências incríveis para clientes e consumidores. “Hoje não basta aparecer, é essencial fazer o consumidor viver a experiência, marcando-o de forma muito mais profunda” completa. Já há alguns anos grande parte da verba nacional de marketing migrou da publicidade tradicional (TV, rádio, jornal, impressos) para o live e a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

Alguns cases de sucesso realizados pela empresa com clientes do porte da Ambev, Net Claro, Santander Financiamentos e Philip Morris estão ai para comprovar. O Beatles Festival, por exemplo, é um projeto incentivado que acontece na cidade de Porto Alegre. São doze horas de programação e atividades totalmente gratuitas. As marcas patrocinadoras fazem ativação e colocam seus nomes em espaços, lounges e são reconhecidas pelo público durante o momento de interação.

Já a Budweiser idealizou o “Budweiser Basement” no qual oferece ao público uma imersão em um ambiente underground e remete aos icônicos porões que revelaram bandas grunge, de hip hop e música eletrônica. O espaço cheio de atitude faz transmissões de jogos como o Superbowl, a final da NFL e lutas do UFC em telões com visão 360º. O Grupo Austral fica responsável pela realização do projeto no sul do Brasil.

O que vem por aí
A parceria já tem quatro grandes eventos em fase de planejamento para 2018 nos segmentos de cerveja artesanal, festivais de música, automotivo e um evento de natal. Para 2019, está no radar das empresas a realização de um mega evento de games, além de outros eventos que podem surgir no decorrer do ano.


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