Você sabe a diferença entre Cursos e Workshops?

  • 14/12/2016

 

Cursos e workshops são eventos educativos que tem como objeto central um tema específico. Quando se trata da organização, ambos possuem algumas características em comum que podem causar dúvidas até nos organizadores mais experientes do mercado.

Ainda que os dois tipos de atividade busquem passar conhecimentos aos participantes em determinada área, a forma como elas acontecem é bem diferente uma da outra. Por isso entender o que os difere é essencial para fazer um planejamento impecável e atrair um bom público que tenha expectativas de acordo com o evento ofertado.

Mas afinal, qual a diferença entre um curso e um workshop?

Cursos:

Quando um profissional vai à busca de um curso é porque deseja ter um conhecimento detalhado de determinado assunto ou conjunto de temas. É composto de aulas teóricas e, às vezes, práticas visando à formação e profissionalização de pessoas.

Em geral, cursos têm uma duração maior que um workshop e podem levar até mesmo anos para serem concluídos. Além disso, podem ser presenciais ou à distância.

O formato mais utilizado é o de uma sala de aula, com um professor ou palestrante que passam o conteúdo, abrindo espaço para perguntas e respostas.

Dica para o organizador: o foco principal é o conteúdo ministrado. Contrate bons profissionais e professores para atrair mais atenção do público. O local deve ser amplo, arejado e com boa iluminação, vale investir em equipamentos sonoros e métodos de ensino com tecnologia.

 

Workshop:

O workshop é mais utilizado para treinamentos. Muito mais prático do que teórico, é ideal para abrir discussões profundas sobre temas específicos.

Nesse caso, o foco principal é a aplicação do conhecimento aprendido, por isso o público participa intensamente, moderado por um palestrante ou expositor.

A duração de um workshop é mais curta e, no geral, leva no máximo 8 horas, nas quais ocorrem as seguintes etapas: exposição, discussão e conclusão.

Dica para o organizador: dependendo do tipo de workshop os materiais utilizados devem ser bem específicos e de ótima qualidade. É preciso garantir que cada participante tenha espaço propício para realizar as atividades sugeridas.