Como melhorar o Networking no seu evento?

  • 11/07/2016

 

Fazer networking é essencial e um dos principais motivos pelo qual as pessoas decidem ir a um evento, encontro ou conferência. Para organizações e associações, a oportunidade de conhecer novas pessoas, dividir ideias, e construir uma rede de contatos são experiências valiosas. Por isso, organizadores de eventos que desejam alcançar o sucesso devem garantir uma rede eficaz de relacionamento para todos os participantes. Aqui vão cinco passos para melhorar o networking no seu evento:

 

1. Faça ser divertido

Uma energia descontraída durante o evento sempre deixa os participantes felizes, gera lembranças positivas e, consequentemente, deixa o ambiente mais agradável. Se você cria a oportunidade de as pessoas se divertirem, o resto fica fácil.

Tente colocar atividades para fazer em grupo. Um jogo de golf, por exemplo, é a principal atividade que mistura esporte com networking. Se o tempo e o local do encontro são limitados, existem várias outras maneiras de se colocar mais diversão: jogos de tabuleiro ou gincanas separadas em equipes fazem com que as pessoas aprendam sobre as outras e transformam qualquer evento.

 

2. Incentive a interação

Motive seus participantes a construírem um mini networking em cada uma das etapas do evento. Pedir para que fiquem em pé e se apresentem para aqueles que não conhecem e falem sobre quem são, o que fazem, e quais as expectativas com aquele evento é bem simples e vai fazer com que todos se sintam mais próximos.

 

3. Faça com que se movimentem

A última coisa que você quer em um evento de networking é que os convidados fiquem parados a noite inteira conversando com as mesmas três pessoas sem fazer nenhum contato novo. Fazer um planejamento estratégico do layout do espaço é muito importante. Tudo deve ser pensado para incentivar o movimento dos participantes pelo salão.

 

4. Otimize seu marketing

Certificar-se de que as pessoas certas estão indo aos seus eventos é a melhor maneira de saber se o networking está dando certo. Você consegue atrair só o mesmo grupo de pessoas ano após ano ou tem uma boa mistura de participantes antigos e novos? As pessoas estão ficando até o final do evento ou indo embora mais cedo? Conte aos participantes sobre a cultura da empresa e o objetivo do evento. O envolvimento com a empresa faz com que as pessoas fiquem felizes com a oportunidade de estar ali.

 

5. Ouça seus participantes

Um erro comum entre os organizadores de eventos é avaliar o evento, em geral, e não fazer perguntas específicas sobre diferentes aspectos. Converse com todos e pegue um feedback, pergunte especificamente sobre a questão do networking. Como você pode melhorar se você não sabe o que as pessoas acharam, se gostaram ou não gostaram? Você pode ter boas ideias para o próximo evento. Se for o caso, interaja com seus participantes nas redes sociais e crie um relacionamento solidificado.