Campinas é reconhecida por sua vocação para o turismo de negócios

  • 06/11/2015

Considerada uma das principais cidades do país, com uma economia pujante e polo de desenvolvimento científico e logístico, Campinas é hoje um dos destinos mais importantes do turismo de negócios do Brasil. Com localização estratégica no estado de São Paulo, a menos de 100 km da capital, a Região Metropolitana de Campinas - RMC possui um amplo centro industrial, considerado o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de importantes universidades e centros de pesquisa. Outro item que merece destaque é a facilidade de acesso à cidade, com rodovias que ligam a região aos principais mercados nacionais, além de sua ligação com o restante do mundo por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos maiores e mais movimentados do país.

Com tantos fatores a seu favor, a cidade ainda se destaca por sua ampla rede hoteleira, que de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis do Estado de São Paulo, a região campineira possui quatro mil quartos de hotéis e terá mais de 1700 unidades até 2018, sendo que grande parte destes quartos são ocupados por executivos que visitam a região motivados pela indústria e eventos. Segundo informações do site da Prefeitura de Campinas, a cidade sedia cerca de 6 mil eventos por ano, recebendo 1.5 milhão pessoas em eventos corporativos, números que reforçam a vocação da cidade para o turismo de negócios, além da geração de empregos e movimentação da economia.

Conforme pesquisa, um turista de lazer gasta em média US$ 74 contra US$ 300 do turista de negócios, estas cifras ajudam a movimentar um setor que não para de crescer na cidade, com sua ampla rede gastronômica, que possui restaurantes de renome internacional, além de uma grande diversidade cultural. A região também passou a ser destino do entretenimento. O Expo D. Pedro, espaço multiuso de eventos, recebeu só no ano de 2015, diversos shows e feiras que ajudaram a colocar Campinas na rota nacional e internacional de eventos.

Com investimentos constantes em sua infraestrutura e tecnologia, desde sua concepção em 2014, o Expo que é administrado por um grupo de investidores brasileiros, apresentou balanço positivo de ocupação no período de 2014 a 2015, com o aumento de 300% no número de eventos recebidos. Campinas e sua região metropolitana, por ser rica em história, natureza, cultura e lazer, além de possuir diversos shoppings e centros comerciais, tem potencial para crescer ainda mais no turismo de negócios e de lazer.